

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Metas de Educação de qualidade no Brasil
É consenso que a educação de qualidade é a chave para o desenvolvimento de uma nação.
China e Índia são a prova viva disso. Seu desenvolvimento, em grande parte é decorrente de pesados investimentos no ensino ao longo de décadas, com parte de uma estratégia de Estado.
No Brasil, como em outros aspectos chaves do desenvolvimento sustentável, o Brasil evolui em bases institucionais importantes para o desenvolvimento da Educação, mas com séries de descontinuidades, como veremos nos próximos artigos.
Definmos assim nossas metas estratégicas para a Educação a partir dos Objetivos Sustentáveis da ONU:
- Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino fundamental e médio, equitativo e de qualidade, na idade adequada, assegurando a oferta gratuita na rede pública e que conduza a resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes.
- Até 2030, assegurar a equidade (gênero, raça, renda, território e outros) de acesso e permanência à educação profissional e à educação superior de qualidade, de forma gratuita ou a preços acessíveis.
- Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham as competências necessárias, sobretudo técnicas e profissionais, para o emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
- Até 2030, eliminar as desigualdades de gênero e raça na educação e garantir a equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino para os grupos em situação de vulnerabilidade, sobretudo as pessoas com deficiência, populações do campo, populações itinerantes, comunidades indígenas e tradicionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e população em situação de rua ou em privação de liberdade.
- Até 2030, garantir que todos os jovens e adultos estejam alfabetizados, tendo adquirido os conhecimentos básicos em leitura, escrita e matemática.
Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Como está o nosso sistema educacional
É o que tentaremos explorar nos próximos artigos, analisando nossas forças, fraquezas, as ameaças ao nosso programa educacional e as nossas oportunidadespara o futuro.
Resumo preliminar
A educação brasileira na última década não conseguiu dar um salto de qualidade.
Enquanto avançou na construção de marcos legais importantes (BNCC, Reforma do Ensino Médio) e na expansão do acesso em certos níveis, perdeu o ritmo devido a uma combinação fatal de crise econômica, restrição orçamentária, instabilidade política e, sobretudo, o impacto catastrófico da pandemia.
Uma resposta
Como 60% da educação é feita pelo Estado, se ele não estiver comprometido com esses objetivos nada acontece, os nossos netos que estão estudando em escolas de ponta com certeza vão fazer o seus curso de universidade no exterior devido a baixa qualidade das nossa escolas.
Precisamos iniciar rapidamente está mudança se não o fizermos o nosso ensino só tende a piorar.