
Parece estar em curso a manobra para salvar Bolsonaro do STF e salvar a pele dos parlamentares, que quando investigados vão responder em 1ª instância
Bolsonaro receberá anistia?
Provavelmente não. Além das tentativas de golpe, agora pensam sobre ele e seus filhos a chantagem descarada realizada por Donald Trump sobre a soberania do país.
A opinião pública sabe o que aconteceu e isso se reflete nas pesquisas


Além disso, as pesquisas sobre a confiança no Congresso e nos seus presidentes também andam ruins


O Congresso acabará com o Foro Privilegiado?
Provavelmente sim.
Os congressistas possuem grande interesse nesta mudança porque os processos a partir da 1ª instância dão margem para manobras sem fim, que no passado já permitiram que penas fossem anuladas por decurso de prazo.
A PEC 10/2022 (e propostas similares) visa extinguir o foro privilegiado para autoridades, exceto para o presidente da República em crimes de responsabilidade. Ela ainda está em tramitação.
O processo de Bolsonaro iria para a 1a instância?
Em princípio não.
O processo contra os golpistas de 8 de janeiro de 2023 está em andamento, aguardando a fase de julgamento dos membros da 1ª Turma.
Mas evidentemente os parlamentares do PL e de parte do Centrão tentarão retroagir o processo para indiretamente livrar Bolsonaro.
Haverá o impeachment de Alexandre de Moraes?
Esta é a pressão da extrema direita, apoiada por parte do Centrão.
É o primeiro passo para destruir a independência do judiciário e continuar o golpe contra a democracia no Brasil.
Sob processo de impeachment, Alexandre de Moraes será obrigado a se afastar do seu cargo e esperar o final do processo. Esta manobra visa ameaçar os demais juízes para reverter os resultados.
Moraes é o alvo de Trump, que o peersegue com a Lei Magnitsky, mas a ameaça paira sobre outros ministros que eventualmente votarem pela condeção de Bolsonaro.
“O ministro Moraes é o principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores. Suas flagrantes violações de direitos humanos resultaram em sanções pela Lei Magnitsky, determinadas pelo presidente Trump. Os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto.”
Texto da Embaixada dos EUA no Brasil
Contra a soberania do Brasil e a Democracia
O motim em curso tem um objetivo: destruir a soberania do Brasil e colocar nossas instituições a serviço de Trump. Para isso colaboram Eduardo e Flavio Bolsonaro e toda a bancada do PL, apoiada por parte significativa do Centrão.
O país que queremos não aceita que sua soberania seja negociada por um punhado de Dólares e passeios na Disney.
Este movimento defende a elite que se aproveita de subsídios e isenções, não paga impostos e quer controlar o orçamento do país às custas do salário e aposentadoria do povo, sucateando ainda mais a edução e saúde. eles abominam o risco dos mais pobres tomarem em suas mãos os seus próprio destino, construindo um país justo, democrático e ambientalmente sustentável.
É o que representa de mais retrógrado em toda a nossa história.
