
Qual a estrutura de um plano para o pais que queremos?
Por onde começar?
Como chegar ao País de Queremos?
Implementar um plano estratégico de longo prazo em um país, não é uma tarefa simples. É necessária uma visão compartilhada do. momento histórico, dos objetivos de longo prazo e vontade política de implementá-lo superando as deficiências e principalmente superando as forças políticas que sustentam o status-quo.
Mais uma vez utilizamos os recursos de IA do DeepSeek e do ChatGPT para estruturar um roteiro básico de atividades. Até aqui é relativamente simples. A dificuldade começa no momneto de entender e executar este plano.
Mas vamos ao roteiro.

Diagnóstico realista e prospectivo
Análise dos gargalos histórico
É necessário realizar uma análise realista e profunda, que considere os aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos que impedem o pleno desenvolvimento do potencial do país: nível de desigualdade social, estágio de maturidade da infraestrutura (transportes e logística), saneamento, nível de desenvolvimento da educação, percepção de níveis de corrupção, meio ambiente etc.
Análise das mega tendências globais
a análise de tendências incluir uma avaliação da situação do país em relação mega tendências globais como transição energética, revolução 4.0, envelhecimento populacional, crises climáticas e outras dimensões, em relação aos padrões mundiais.

Visão compartilhada de futuro
Não é possível construir um plano realista de futuro sem que esta visão seja compartilhada com a maioria da população. Portanto, é necessário engajar a sociedade civil, as universidades, as empresas e os governos na construção de uma visão do país que queremos.
A base para a construção deste plano pode ser construída a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Os objetivos devem ser audaciosos, mas realistas, definindo as estratégias necessárias para a sua conquista.
Como é possível compreender, este empreendimento levará tempo e muito esforço na sua elaboração e obtenção de consenso. Mas é um ponto de partida inevitável.

Definição dos Pilares Estratégicos conectados
Como em qualquer construção sólida, os pilares são a base de sustentação indispensável e funcionam juntos para suportar a estrutura que será construída sobre eles. Que pilares são sugeridos para esta finalidade?
Capital humano

É senso comum que um sistema educacional de qualidade é a base indispensável para o desenvolvimento de qualquer país.
Nossa época é marcada pelo desenvolvimento rápido da tecnologia, que exige profissionais altamente qualificados.
A formação educacional sob o ponto de vista técnico e científico deve estar alinhada com a visão de desenvolvimento econômico do país. Mas acima de tudo é necessário formar cidadãos conscientes do seu papel e das suas responsabilidades, para participar da elaboração de uma visão compartilhada e trabalhar para sua execução.
Ao lado da educação, o sistema de saúde é indispensável para erradicar doenças típicas de países com baixo desenvolvimento social e praticar a saúde preventiva, garantindo pessoas com qualidade de vida e potencial para contribuir socialmente por muitas décadas.
Infraestrutura estratégica

Num país com dimensões continentais, regiões conectadas por grandes rios e imensa costa para o Oceano Atlântico, contarcom uma infraestrutura logística multimodal e otimizada é um recuros indispensável.
É o caminho otimizado para escoar bens e serviços das diversas regiões e conectar o país ao exterior.
A conectividade digital deve permitir a integração de todo país, com a expansão da banda larga universal e integração da tecnologia 5G nos processos logístico e produtivos.
Os setores produtivos e logísticos e produtivos precisam avançar cada vez mais para o uso de energias limpas, ampliando a geração de energia eólica, solar, etanol, hidrogênio e eliminando cada vez mais a dependência do petróleo e outras formas de energia fósseis.
Economia inovadora e diversificada

Um país voltado para o futuro precisa ter uma economia inovadora e diversificada, que explora todo o potencial econômico e social existente.
Isto se traduz em desenvolver um plano que permita a redução gradativa da produção de commodities, evoluindo para alta tecnologia, indústrias sustentáveis e desenvolvimento de setores estratégicos como bio economia, economia digital etc.
Estes objetivos só podem ser alcançados com fortes investimentos à ciência e pesquisa, apoio ao desenvolvimento de startups e pequenas e médias empresas, fomento a hubs de TI, economia criativa e turismo ecológico.
A indústria verde é um elemento fundamental em um país do futuro.
Sustentabilidade ambiental

Os planos de futuro precisam obrigatoriamente contemplar o esforço mundial para o controle das mudanças climáticas e preservação do planeta.
Nossos principais desafios são a eliminação das queimadas, uso racional e eficiente do solo, proteção dos mananciais, evolução da produção limpa e sustentável de energia.
Os esforços pela sustentabilidade precisam contemplar a real implementação de uma economia circular, melhor aproveitamento do lixo orgânico e processamento eficaz do lixo reciclável e conservação da biodiversidade
Instituições fortes e socialmente reconhecidas

Independente de partidos políticos e outras agremiações sociais, é importante que as instituições do Estado sejam legítimas e reconhecidas pela sociedade como responsáveis por desenvolver, implantar e evoluir uma visão compartilhada de país e de mundo.
Isso significa a simplificação dos mecanismos de Estado com o uso massivo de recursos digitais, redução e maior eficiência da burocracia estatal, fim das castas e privilégios, um combate sem trégua à corrupção e garantia de segurança jurídica atrelada à visão compartilhada de futuro.