
O autoritarismo usa a farsa da “liberdade de expressão” para chegar o poder e destruir a liberdade, a democracia e os Direitos Humanos.
O discurso dos autoritários
“a ameaça que mais me preocupa em relação à Europa não é a Rússia, não é a China, não é nenhum outro fator externo. O que me preocupa é a ameaça que vem de dentro: o recuo da Europa em alguns de seus valores mais fundamentais”; “no Reino Unido e em toda a Europa, temo que a liberdade de expressão esteja em declínio”... “a democracia está assentada no princípio sagrado de que a voz das pessoas importa. Não há espaço para meio-termo. Ou você defende esse princípio ou não defende”.... “acredito que não existe segurança se você tem medo das vozes, das opiniões e da consciência que guia a população de vocês”...
J D Vance

E a sua prática
O Departamento de Estado dos EUA está realizando um amplo processo de revisão de vistos, revogando centenas de vistos e colocando centenas de outros sob escrutínio, visando principalmente cidadãos estrangeiros envolvidos em ativismo pró-Palestina, de acordo com declarações oficiais. O secretário de Estado, Marco Rubio , confirmou a escala da repressão, anunciando que cancelou os vistos de mais de 300 pessoas que ele chamou de "lunáticos" ligados aos protestos pró-Palestina nos campi dos EUA, com promessas de que as ações continuarão diariamente. Questionado por repórteres durante uma visita à Guiana na América do Sul para confirmar relatos de 300 vistos retirados, Rubio disse: “Talvez mais de 300 neste momento. Fazemos isso todos os dias, toda vez que encontro um desses lunáticos.” vista aérea de grama, árvores e edifícios 'Punhal no coração': protesto enquanto o Ice detém estudante da Universidade do Alabama Um exemplo recente da implementação da política foi a detenção, em plena luz do dia, por agentes mascarados e à paisana, por autoridades de imigração dos EUA , de Rumeysa Ozturk, uma estudante turca de doutorado na Universidade Tufts com uma bolsa Fulbright.
The Guardian
Como é o ataque à liberdade?
Como é descrito em detalhes no livro “Como as Democracias Morrem“, o autoritarismo usa a própria democracia, para estabelecer seu poder. Usam o descontentamento popular com as lideranças estabelecidas e suas mazelas, se apresentam como “independentes e contra os políticos tradicionais” se aproveitam da falta de uma direção política legítima para enfraquecer as instituições, eliminar as resistências e impor seu poder.
A estratégia é desumanizar seus opositores. Assim, opositores são Comunistas, Palestinos são Terroristas, Gays são doentes, imigrantes são o lixo da humanidade, mulheres são inferiores, judeus são o mal do mundo, uma e desta forma não merecem ter os mesmos direitos.
Não é possível esquecer que a perseguição aos judeus foi um dos poderosos instrumentos à ascensão nazista, da mesma forma que a repressão aos comunistas foi a base do Macarthismo nos anos 50
O ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (7) que há "muitos genes ruins" entre os imigrantes nos Estados Unidos. A fala ocorreu enquanto ele discutia assassinatos supostamente cometidos por imigrantes que vivem ilegalmente no país.
Reuters -, 07/10/2024


Você não merece ser estuprada porque é muito feia
Jair Bolsonaro
Conhecemos bem a história que os antigos tiranos de 1964 e os novos tiranos de hoje querem apagar.
- Mortos e desaparecidos como Vladimir Herzog, Rubens Paiva e tantos outros.
- Presos, torturados sem direito a defesa ou a qualquer julgamento.
- Centenas de pessoas enterradas em valas comuns como indigentes em cemitérios em São Paulo, Perus, Petrópolis e tantos outros pelo país
- Censura às artes, à ciência, à imprensa e a qualquer meio de expressão de questione o poder totalitário e a “verdade”.
Lembremos que nos tempos da ditadura no Brasil, regimes semelhantes eram vigentes na Argentina e no Paraguai, com total apoio do governo dos Estados Unidos.
A ditadura e a educação brasileira - ataque à liberdade de pensamento

A educação brasileira foi demolida em 1964, porque a ditadura considerava que as escolas eram um antro de comunistas e subversivos.
Escolas experimentais como o Ginásio Vocacional e milhares de escolas de referência no país foram ocupadas pelos militares. Diretores e professores foram perseguidos e presos, acusados de comunistas, como a diretora Maria Nilde Mascellani
Ao mesmo tempo em que desmontava o ensino público, reduzindo verbas, a ditadura incentivava as escolas particulares, como estava definido noInciso III do Parágrafo 3 do Artigo 168 da Constituição Federal de 1967:
- III – o ensino oficial ulterior ao primário será, igualmente, gratuito para quantos, demonstrando efetivo aproveitamento, provarem falta ou insuficiência de recursos. Sempre que possível, o Poder Público substituirá o regime de gratuidade pelo de concessão de bolsas de estudo, exigido o posterior reembolso no caso de ensino de grau superior;
E o que acontece nos Estados Unidos...
Também nos Estados Unidos, a liberdade de expressão e pensamento estão sob ataque.
Donald Trump inicia o fechamento do Departamento de Educação: “Vamos drenar o pântano educacional do governo e parar o abuso do dinheiro dos seus contribuintes para doutrinar a juventude americana com todos os tipos de coisas que vocês não querem que nossos jovens ouçam”, diz Trump como justificativa.
Trump também investe sobre as universidades americanas, cortando os subsídios com justificativas exdrúxulas, como a participação de uma atleta trans e de incitamento ao semitismo.
Os argumentos são sempre semelhantes: ataque aos inimigos e defesa da segurança nacional