
Assista ao Filme “A Ordem”.
Ele ajudará a entender os ataques ao Capitólio em 2021, o 8 de janeiro de 2023 e os movimentos neonazistas no mundo


Lançado em 27 de dezembro de 2024 no Reino Unido
Diretor: Justin Kurzel

O seu roteiro é um livro entitulado “ The Turner Diaries”, um romance fictício de 1978 de William Luther Pierce, publicado sob o pseudônimo de Andrew Macdonald.
“O autor foi um neonazista americano, supremacista branco e ativista político de extrema-direita. Por mais de 30 anos, ele foi um dos indivíduos de maior destaque do movimento nacionalista branco. ”
Fonte: Wikipedia
Como o filme sugere, foi impossível deixar de notar o paralelo entre a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, o ataque à praça dos três poderes em janeiro de 2023 no Brasil e outros eventos ocorridos no passado.
O objetivo, em ambos os casos, foi não reconhecer os resultados de eleições legítimas e assegurar a continuidade do mandato de presidentes que, durante toda a sua gestão procuraram destruir as instituições e instrumentos da democracia para impor governos de natureza totalitária.
O livro foi influente na formação do nacionalismo branco e no desenvolvimento posterior da teoria da conspiração do genocídio branco . Também inspirou vários crimes de ódio e atos de terrorismo , incluindo o assassinato de Alan Berg em 1984 , o atentado de Oklahoma City em 1995 e os atentados de pregos em Londres em 1999. Estima-se que tenha influenciado perpetradores em mais de 200 assassinatos. A frase "Dia da Corda" também se tornou popular em círculos de extrema direita e nacionalistas brancos.
Wikipedia
O ódio como instrumento de poder
Algo em comum com o ódio aos imigrantes?
E com a defesa de uma raça branca pura?
E à defesa dos “verdadeiros americanos” que “perderam seus empregos, sofrem e são substituídos por negros, latinos, árabes e hindus“?
Ou da versão brasileira contra os pobres favelados, os gays e transexuais e os comunistas?