O PIX, um pagamento instantâneo, é o futuro das transações digitais, juntamente com outros mecanismos de Open Finance que moldarão o mercado financeiro no mundo
Afinal, o que é o PIX
O PIX é uma modalidade de pagamento instantâneo, a exemplo de outros produtos que crescem rapidamente em todo o mundo. Hoje, o PIX é o segundo maior mercado de pagamentos instantâneos do mundo, atrás apenas do UPI (Unified Payments Interface) da Índia, lançado em 2016.
Em 2025, o UPI atingiu 500 milhões de usuários e registros em maio 18,67 bilhões de transações, representando um movimentod e US$ 293 bilhões.
O projeto PIX foi iniciado em 2016, quando Banco Central publicou um relatório com os detalhes do projeto, demonstrando a eficiência dos sistemas de Pagamentos Instantâneos. A criação da plataforma se iniciou em 2018 e seu lançamento oficial aconteceu em novembro de 2020.
Como o PIX funciona

A infraestrutura central do PIX é mantida pelo Banco Central, responsável pela guarda ddas chaves de accesso às contas e pela liquidação instantânea das transações. AO Banco Central se conectam um conjunto de instituições financeiras denominadas de Participantes Diretos.
Os participantes indiretos, por sua vez, se conectam aos participantes diretos, para oferecer serviços de pagamentos para provedores de serviços quem administram contas transacionais ou que se identificam como Iniciadores de Pagamentos, constituindo uma cadeia que chega aos usuários finais.
Quais as diferenças dos sistemas de pagamento tradicionais
O PIX, assim como outras modalidades de pagamentos emergentes são baseados em novas tecnologias, como novas normas ISO de suporte a transações (ISO 20022), que revolucionaram a forma pela qual as transações em tempo real são realizadas, adequação aos dispositivos móveis, que se transformaram dispositivos universais de comunicação e em métodos de pagamento mais eficientes, como o QR-CODE.
Quais sãos impactos do PIX no Sistema de Pagamentos do Brasil
O PIX promove a inclusão financeira e preenche uma série de lacunas na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis para a população.
Mas existem outros motivos identificados pelo Banco Central.
Os números do PIX
Desde o seu lançamento, os números do PIX são extraordinários. Os números são do Banco Central.




Os números apresentados acima mostram que o PIX ainda tem um grande espaço para crescer, substituindo principalmente as transações realizadas em dinheiro. As novas modalidades de pagamentos instantâneo programadas pelo Banco Central ampliarão ainda mais o potencial de uso da forma de pagamento.
Quais as características do PIX

Pagamentos instantâneos no mundo
As informações apresentadas a seguir foram extraidas de um artigo publicado pelo InvestNews em 07 de março de 2025. A adesão aos métodos de pagamento instantâneo crescem rapidamente, com destaque na região da Ásia-Pacífico, e com imenso potencial na África.


Pagamentos instantâneos e as barreiras nacionais
A Tailândia, que aparece em quarto lugar no ranking de usuários de pagamentos instantâneos tem uma característica particular: o PromptPay já superou as barreiras nacionais e desde 2023, já permite fazer transações de pagamento com o Japão, Camboja, Vietnã, Malásia, Indonésia, Singapura e Hong Kong.
Baseado em padrões internacionais, como a ISO 20022, que passou a ser o padrão mundial da da rede Swift, o PIX pode ser um candidato à interoperabilidade na América Latina, incluindo México. A América Latina está avançando nos métodos de pagamentos instantâneos.